Como fortalecer a unha para crescer

Se você gosta de unhas grandes e sempre teve dificuldades para fazê-las crescer no tamanho que gostaria, já deve ter se feito essa pergunta: como fortalecer a unha para crescer?

O problema certamente deve estar relacionado a fatores externos, porque não se tem notícia de uma pessoa cujas unhas pararam de crescer repentinamente.

Essa estrutura que fica sobre os nossos dedos é composta por queratina e cresce cerca de 0,1 mm por dia. Esse crescimento representa no final de um mês acréscimo de 2 a 3 mm, velocidade de crescimento 4 vezes mais rápida do que a verificada nas unhas dos pés.

As unhas têm função de ajudar na manipulação de objetos com as pontas dos dedos e no segurar de galhos ou objetos com as mãos.

Ou seja, elas exercem função importante para o organismo humano, tratam-se de um recurso natural que se desenvolve espontaneamente, logo, o problema de suas unhas não é o crescer ou não crescer, é como estão crescendo.

Essa compreensão é fundamental para o entendimento de como fortalecer a unha para crescer.

São basicamente três fatores que prejudicam a formação das unhas.

Alimentação

Como bem sabe, unha não é uma pulseira, um brinco ou colar, é uma estrutura orgânica que faz parte de seu corpo. E o que é necessário para manter seu corpo forte e saudável?

De nutrientes, de uma boa alimentação.

Você se alimentando direito, seguindo uma dieta saudável, beneficiará todo o seu corpo, inclusive as unhas.

Uma das explicações para que a estrutura de queratina que cobre os seus dedos ficar quebradiça e não crescer do jeito que gostaria é a falta de nutrientes necessários para deixá-la forte – e acelerar o seu crescimento.

Desgastes externos

Outra das causas que impedem o bom crescimento das unhas são os desgastes externos.

Mas o que viria a ser esses desgastes externos?

Por exemplo, manipular produtos químicos com frequência.

O detergente usado para lavar a louça provoca desgastes por causa da química presente em sua fórmula. O mesmo ocorre ao se usar acetona para remover os esmaltes das unhas ou deixar outros produtos de limpeza ter contato com as mãos.

Qual a saída nesse caso? Deixar a casa virar um chiqueiro e nunca mais pintar as unhas?!

Claro que não. A louça dar para contornar usando luvas, o mesmo para fazer a limpeza da casa. Quanto à acetona, não é proibitivo usá-la, mas é recomendável evitar uso frequente.

É importante deixar claro que o nosso corpo sempre está sujeito a desgastes e evitá-los infalivelmente é impossível, mas os desgastes sem dúvida são amenizados quando se segue uma alimentação saudável.

Você

Sim, você pode ser o outro fator que dificulta o crescimento da unha ao ficar roendo ela a todo instante.

Muitas vezes essa prática não é natural, mas um hábito adquirido, uma resposta do organismo para tentar aplacar momentos de ansiedade.

Mas justamente por não ser natural, é um hábito que pode ser combatido, evitado, vigiado, mesmo que necessite de ajuda psicológica para aprender lidar com a ansiedade.

Muitas vezes essa é a melhor solução, porque além de se livrar desse hábito incômodo, mas que não gera grandes problemas, passa a ter melhores recursos para lidar com causas limitantes.

 Desse modo, melhora não só a qualidade de crescimento das unhas, mas também a qualidade de vida.

Como fortalecer a unha para crescer?

Muito bem, essas foram às causas que prejudicam o crescimento e fortalecimento das unhas, mas quais são as soluções?

Muitos ao tentar descobrir como fortalecer a unha para crescer acabam tendo contato com algumas receitas que não fazem o menor sentido, não têm comprovação científica.

Uma delas é o uso de alho de cozinha para passar nas unhas. Qual seria lógica por trás dessa ação é um mistério, o mesmo quanto à origem dessa história.

Outra lenda é que retirar as cutículas ajuda no crescimento das unhas. Isso além de não ter comprovação científica, ainda oferece riscos à saúde, pois deixa unhas e dedos mais desprotegidos contra germes e bactérias.

Também existe uma teoria que o suo de determinados esmaltes podem fortalecer as unhas. Outro papo sem qualquer evidência científica.

Isso não significa que não existem produtos ou receitas que ajudem as unhas a crescerem. Existem e verá que são bem fundamentados.

Veja a seguir como fortalecer a unha para crescer.

Como fortalecer a unha para crescer: novamente a alimentação

Ora, se a má alimentação é uma das causas que provoca o crescimento frágil das unhas, logicamente uma dieta rica em nutrientes é a receita para garantir um crescimento saudável e célere.

Para isso, no entanto, é preciso saber quais nutrientes não podem faltar na sua alimentação.

  • Proteína: alimentos como frango, frutos do mar, nozes, cereais, soja são ótimas fontes de proteína;
  • Biotina: esse nutriente certamente é encontrado em boa quantidade no amendoim, ovo, couve-flor, avelã;
  • Zinco: feijão verde, carne magra, lagosta com certeza são excelentes fontes de zinco.

Claro que esses são apenas alguns exemplos de alimentos contendo tais nutrientes, quanto mais pesquisar, mais opções terá a disposição para formar a sua dieta perfeita. É recomendado fazer uma consulta com um nutricionista para garantir.

Como fortalecer a unha para crescer: hidratação

Seguindo com este artigo sobre como fortalecer a unha para crescer, é recomendado o uso de cremes hidratantes para manter as unhas e cutículas hidratadas. De fato, esses produtos colaboram para manter as unhas nutridas e fortes.

Contudo, é bom não exagerar na dose ou na frequência, pois o uso pode se tornar nocivo.

Como fortalecer a unha para crescer: suplementos alimentares

Outra medida para fortalecer as unhas e garantir um crescimento rápido e saudável é investir em suplementos alimentares.

O princípio é o mesmo da alimentação. Os suplementos são cápsulas que condensam os principais nutrientes de uma alimentação saudável.

Eles são indicados para complementar a alimentação, jamais substituí-la, que isso fique bem claro.

São usados para enriquecer dietas ou para complementar alimentação pobre em nutrientes.

No primeiro caso, é comum ser receitado para atletas de alta performance. No segundo, é comum a prescrição para pessoas com problemas de adaptação de dieta ou para se manterem nutridas.

Nem sempre é o caso de pessoas passando por necessidade ou com vícios profundos construídos por anos a fio.

Com a vida agitada das grandes metrópoles, com prazos curtos, trânsito enorme, trabalho acumulado fica difícil até para se alimentar direito, com a calma ou porção necessária para se manter bem nutrido.

Contar com cápsulas que reúne os principais nutrientes de uma alimentação saudável acaba sendo de grande ajuda para manter o equilíbrio da dieta.

Portanto, os suplementos são ótimos aliados para ajudar no crescimento das unhas e para acelerá-lo.

Um dos suplementos mais receitados por nutricionistas e procurados nas farmácias é o Amina Pro Hair.

Esse suplemento se destaca por ter uma fórmula exclusiva rica em biotina, vitamina fundamental para a produção de queratina, a substância que constitui a unha, e por ser composta por elementos orgânicos e naturais.

Saiba mais a respeito aqui. Gostou deste conteúdo sobre como fortalecer a unha para crescer? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Compartilhe

Facebook
Google+
Twitter

Deixe uma resposta

Social Media

Post Populares

Se Inscreva em nossa Newsletter

Sempre que tiver novidades enviaremos para você.

Posts Relacionados

Fechar Menu