Vitaminas que fazem o Cabelo Crescer

Quais são as vitaminas que fazem o cabelo crescer?

É um conhecimento útil a se adquirir principalmente para quem anda incomodado com o atual estado do cabelo, muito fino[1], curto, quebradiço, opaco, enfim, fios que não ostentam vigor, não irradiam o brilho, a vida que gostaria que irradiassem e que um dia já o fizeram.

Claro que se a saúde capilar estiver muito deteriorada a solução mais indicada é procurar pela ajuda de um especialista, como um dermatologista. Mas sabemos que conseguir consultas ultimamente no Brasil não é um processo rápido e nem barato.

Até chegar o tão aguardado dia o que fazer? Simplesmente suportar o estado lamentável do cabelo e sua degradação contínua ou tentar diminuir os estragos de forma segura?

Claro que a segunda opção é a mais sensata.

No entanto, é possível dá um upgrade na saúde do cabelo de forma segura?

Sim.

Assim como o nosso corpo precisa ser bem nutrido para se manter forte e saudável, nossos fios capilares também se beneficiam com uma alimentação rica, afinal fazem parte da nossa estrutura orgânica.  

E um segredinho: é bem provável que na consulta do especialista ele te indique uma dieta especial para fortalecer o cabelo e prevenir novos transtornos, mesmo que em conjunto com a ingestão de medicamentos, ou te encaminhe para uma nutricionista para preparar uma dieta especial.

Portanto, sabendo de antemão quais são as vitaminas que fazem o cabelo crescer e ficar mais forte, não sentirá tanto para se adaptar a dieta.

Veja a seguir as vitaminas que fazem o cabelo crescer, as principais fontes dessas vitaminas e outras informações relacionadas às suas madeixas.

Confira!

Vitaminas que fazem o cabelo crescer

Os fios do cabelo são fibras capilares que despontam em cavidades localizadas no couro cabeludo. Essas cavidades são chamadas de folículos.

A raiz do cabelo fica abaixo da epiderme, por isso, quando o cabelo é tingido, por exemplo, é preciso retocá-lo de tempos em tempos, pois a raiz não sofre a pigmentação.

Conforme o cabelo vai crescendo a parte que se manteve na cor natural acaba se revelando.

Os fios são compostos por 65% a 95% de proteínas com a queratina se destacando (proteína também presente na pela e na formação das unhas). A queratina representa 90% da constituição do fio e é formada por 21 aminoácidos.

Essas informações a respeito da formação do fio capilar são importantes para que perceba como os nutrientes presentes na alimentação são vitais para o crescimento e manutenção da saúde do cabelo.

Considerando que 65% a 95% do fio capilar é constituído por proteínas, quanto mais o nosso corpo ingerir ou produzir esses nutrientes, aminoácidos, em especial a queratina, melhor será para a saúde do corpo de um modo geral e para o nosso cabelo.

Mesmo as vitaminas que não atuam diretamente para a manutenção e revigoramento dos fios desempenham funções que contribuem indiretamente, pois a saúde do corpo é fundamental para que cumpra com todas as suas funções.

Um problema mesmo não relacionado à produção capilar pode acabar afetando outras funções orgânicas que de algum modo se relacionam com as funções do couro cabeludo.

Veja abaixo uma lista dos nutrientes que mais contribuem para o crescimento e saúde dos fios capilares.

Vitaminas que fazem o cabelo crescer: vitamina A

A vitamina A contribui para a saúde dos fios por ajudar a produzir sebo no couro cabeludo, mas um sebo saudável, uma espécie de óleo natural produzido pelos folículos, as cavidades pelas quais saem os fios do cabelo.

Essa oleosidade é importante para manter a hidratação dos fios. Ela hidrata toda a extensão da fibra capilar.

Quando não consegue fazê-lo ou a sua produção é diminuída, o cabelo costuma apresentar problemas como opacidade, ressecamento, aspecto frágil, pontas duplas, etc.

Por isso, pessoas com cabelos encaracolados costumam ter mais dificuldade para manter os fios hidratados, pois a oleosidade natural não consegue alcançar a ponta dos fios devido ao encurvamento.

Principais fontes de vitamina A:

  • Carne;
  • Aves;
  • Peixe;
  • Espinafre;
  • Cenoura;
  • Ovos;
  • Produtos lácteos.

Vitaminas que fazem o cabelo crescer: vitamina B

Seguindo com a lista de vitaminas que fazem o cabelo crescer, a vitamina B desempenha papel de manter os fios no couro cabeludo. Por isso, é indicada para tratamento de queda de cabelo

Uma das classificadas como vitaminas do complexo B se destaca por ajudar na produção de queratina, a principal proteína dos fios capilares: vitamina B7 ou H, também conhecida como biotina.

Principais fontes de vitamina B:

  • Leite;
  • Gema;
  • Arroz;
  • Ovos;
  • Grãos integrais;
  • Fígado.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que mantém a saúde da pele, do cabelo e fortalece o sistema imunológico, barreira de proteção natural do corpo que combate vírus e bactérias para evitar a contaminação do organismo por agentes nocivos.

Principais fontes de vitamina C:

  • Frutas cítricas;
  • Batata;
  • Pimentão verde;
  • Tomate;
  • Vegetais verdes escuros.

Vitamina E

Prosseguindo com a lista de vitaminas que fazem o cabelo crescer, o principal benefício da vitamina E ao cabelo é aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Essa circulação auxilia os folículos capilares a obterem nutrientes valiosos para a produção de fibras capilares saudáveis.

Principais fontes de vitaminas E:

  • Feijão;
  • Soja;
  • Vegetais de folhas verdes;
  • Nozes.

Uma dica especial para preparar a sua dieta para crescimento de cabelo

Sem dúvida saber quais são as vitaminas que fazem o cabelo crescer é a parte mais fácil. O duro é reunir os alimentos que contém essas vitaminas e preparar uma dieta diária sem sair muito da linha.

Os desafios são a correria do dia a dia e verba para sustentar essa dieta.

Um recurso que vem sendo recorrido com frequência devido os seus benefícios, a sua praticidade e economia é o consumo de suplementos alimentares.

Esses suplementos são cápsulas que concentram nutrientes essenciais para uma alimentação sadia. São receitados por médicos, nutricionistas e preparadores físicos.

Médicos receitam esses suplementos quando a alimentação e a saúde do paciente estão muito precárias, pois as vitaminas aceleram a recuperação do organismo.

Preparadores físicos indicam o uso de suplementos a atletas de alta performance por serem eficazes para reposição de energia e desenvolvimento muscular.

Para os cabelos especificamente, os suplementos apresentam vários benefícios:

  • Fortalecimento dos fios;
  • Crescimento saudável;
  • Recuperação do brilho;
  • Recuperação do volume;
  • Combate à queda.

E como conseguem gerar esses benefícios?

É uma pílula mágica?

Não, como explicado anteriormente, os suplementos alimentares condensam os principais nutrientes para a saúde do corpo em uma cápsula.

Todas as vitaminas que fazem o cabelo crescer listadas acima estão presentes nesses produtos.

As vantagens para o consumidor estão na praticidade, pois é necessário consumir apenas uma cápsula diariamente durante ou após a refeição principal, e na economia.

Colocando no papel, acaba saindo mais em conta adquirir os suplementos do que adicionar mais quantidade de fontes de vitaminas na compra do mês.

Isso sem falar nos gastos adicionais para prepará-los para o consumo.

Significa que os suplementos podem substituir as refeições diárias?

Não, os suplementos devem ser tratados como complemento a alimentação normal.

A depender do caso da pessoa, a causa para os fios capilares não apresentarem bom aspecto, a ingestão do suplemento não bastará para resolver o problema. O produto, essencialmente, papel de promover melhorias e acelerar resultados de tratamento.

O consumo das cápsulas não torna dispensável a ida ao médico e o ideal é que o próprio recomende incorporar os suplementos na dieta.

Está à procura de suplementos?

Se está decidida ou decido a fazer uso dos suplementos, se o médico aconselhou a fazer uso desse produto, temos uma sugestão a fazer.

Indicamos o Amina PRO Hair, suplemento alimentar composto por componentes 100% naturais e com um grande diferencial em relação aos demais existentes no mercado: conta com uma fórmula exclusiva rica em biotina.

Se recorda dessa vitamina? Ela integra o grupo das chamadas vitaminas do complexo B e tem como principal atrativo para o crescimento e a saúde dos fios o auxílio na produção de queratina, a principal proteína que compõe os fios capilares. Gostou deste conteúdo sobre vitaminas que fazem o cabelo crescer? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Compartilhe

Facebook
Google+
Twitter

Este post tem um comentário

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe uma resposta

Social Media

Post Populares

Se Inscreva em nossa Newsletter

Sempre que tiver novidades enviaremos para você.

Posts Relacionados

Fechar Menu